blogdeescalada-climbingbrasil-camilamacedo

Data da publicação:Maio de 2015
Link original: [http://blogdescalada.com/a-rotina-de-treinos-da-atleta-bicampea-brasileira-de-boulder/].

Leia o começo da reportagem sobre a atleta Camila Macedo publicada no dia 26 de maio de 2015, no Blog De Escalada (blogdeescalada.com).

Por Lilian Ponte

Camila Macedo ostenta seus 33 anos com muito orgulho e em excelente forma, a atleta é exemplo de que foco, disciplina, treino e organização são fatores essenciais, para obter sucesso na escalada, e olha que ela não é uma veterana no esporte, seu primeiro contato com a escalada foi em janeiro de 2011 e, de lá para cá, ela coleciona diversos títulos de campeonatos, opens e festivais.

Até hoje, foram dez participações em eventos competitivos, contabilizando seis primeiros lugares, três terceiros e um sexto, Camila é enfática em dizer, que jamais teria chegado aonde chegou, se não fosse à parceria de seu marido Eduardo Gama, que além de “segurar as pontas” quando a atleta está fora de casa, se divide entre sua empresa e toda a assessoria que presta a carreira dela. Sem falar no apoio de Lucca, seu filhote, que também já segue os caminhos trilhados pela mãe.

A atleta segue hoje, um ciclo de treinamento que é progressivo, e intercala estresse físico com períodos predeterminados de recuperação.

Seu objetivo é adaptar o treino, as características dos campeonatos, principalmente nos períodos próximos às etapas.

A intenção do trabalho é adaptar para a escalada propriedades do treinamento desportivo, focando no alcance de um desempenho físico que mais se aproxime das competidoras de alto nível do Brasil.

A bicampeã brasileira passou alguns dias do mês de janeiro treinando com o técnico de escalada André Berezoski, na academia de escalada Espaço BBloc, em São Bento do Sapucaí, e ela confessou para a Revista Blog de Escalada que todo competidor brasileiro que pensa em evoluir deveria fazer o mesmo, pois considera que o altíssimo nível da academia e o acompanhamento técnico adequado, fez toda a diferença pra ela.

Atualmente, o técnico de escalada Guto Gouveia, o personal Bruno Klein e o boulderista André Braga, integram a equipe que a auxilia em sua rotina de preparação.

Camila não hesitou em atender nosso pedido de abrir a “Caixa Preta” de sua rotina de campeã, e detalha que nos períodos afastados de campeonatos, ela segue a seguinte rotina semanal, de dois dias de treinos com seu técnico Guto, na academia de escalada Caverna, mais um dia com o personal Bruno, na musculação, ou no Ginásio de Escalada Campo Base, onde ela também agita o “Treino de Quinta” com as meninas.